Bem-Vinda Turma de 2015 !!!

     


   Prof. Dr. Arian Moraes
Coord. do Curso de Física

 Técnicas de ultrassonografia, tomografia por ressonância magnética, tomografia por pósitrons e raios X são comuns na vida cotidiana, entretanto a maioria das pessoas não compreende seus princípios de funcionamento. Recentemente, foi descoberta a partícula chamada de bóson de Higgs, porém  poucos podem entender a magnitude dessa descoberta. O curso de licenciatura em Física da UFMT – Campus Universtitário do Araguaia fornece uma base conceitual que pode ser aplicada não só para entender assuntos como os citados acima, mas também para começar a entender a  própria origem e evolução do Universo observável.  Além  disso,  o curso fornece as  habilidades necessárias para  realizar pesquisas científicas, ministrar aulas e palestras acadêmicas.  

O curso conta atualmente com 10 professores-pesquisadores efetivos que investigam  objetos que vão da escala atômica até astronômica.  Nossa pesquisa é organizada em grupos  cadastrados no principal órgão de fomento do Brasil (CNPq). Os grupos de pesquisa são nomeados de acordo com seus sistemas de estudo, a saber: Grupo de Cosmologia, Grupo de Compósitos e Nanoestruturas e Grupo de Materiais Nanoestruturados. Nesses grupos, os alunos podem pleitear bolsas de iniciação científica e desenvolver pesquisas científicas. 

O curso tem buscado melhorar o ensino de física na sociedade brasileira através de ações, incluindo a implantação do mestrado profissional em física.

Nossos egressos são hoje professores em instituições de ensino superior, escolas públicas e privadas ou cursam mestrado e doutorado.  Caso tenham  alguma dúvida  sobre  o curso  e  pespectivas,  fiquem a vontade  para  contactar algum  de  nossos  professores  cujo e-mail pode ser  encontrado  no link  Docentes  deste site. O  Centro Acadêmico da Física  também se coloca à  disposição para maiores informações.

               Bem-vindos ao curso de Física !!!


 

  NOTÍCIAS                                                     

> Lista dos 10 artigos mais interessantes de 2014, segundo Scientific American. [22/12/2014]

> Nobel de Física 2014 sai para a invenção do diodo emissor de luz (LED) azul. [07/10/2014]


                                                        DESTAQUE 

> Primeiro protótipo de trem brasileiro baseado em supercondutores entra em fase de testes.  O protótipo flutua a 1 cm dos trilhos [Ciência Hoje, 02/10/2014]
 
Maglev-Cobra flutua sobre os trilhos. A cabine é feita de fibra de vidro. (foto: Divulgação/ Coppe)
                                                           

                      
Hit Counter by Digits