Notícias

Fiocruz - Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente (Obsma): 8ª Edição

Data de publicacao: 16/06/2016 - Fonte: Fundação Fiocurz
Link: http://www.olimpiada.fiocruz.br/

Descrição

Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde (MS), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educacional, bienal, voltado para alunos, professores e escolas da educação básica.

Em sua oitva edição, a Obsma tem por objetivo estimular professores e alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), a refletirem de forma crítica sobre questões relacionadas à saúde, ao meio ambiente e suas interfaces com a educação e a ciência e tecnologia (C&T).

O escopo do projeto tem como finalidade básica fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar, compreender e investigar. A Olimpíada conta com a parceria de instituições das áreas de educação, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente.

A Olimpíada está dividida em duas categorias:

  1. Ensino Fundamental: destinada aos alunos do 6º ao 9º ano;
  2. Ensino Médio.

Cada trabalho deve ser inscrito em uma das seguintes modalidades:

  1. Produção Audiovisual;
  2. Produção de Texto;
  3. Projeto de Ciências.

Data Limite

Até às17h (hora de Brasília) do dia 29 de julho 2016.

Elegibilidade

O trabalho inscrito na Olimpíada deve ser:

  1. Original e inédito e abordar temas sobre saúde e meio ambiente;
  2. Realizado durante os anos de 2015 e 2016, período vigente da 8ª edição;
  3. Desenvolvido com alunos de escolas da rede de ensino brasileira e ter a coordenação de um professor vinculado a uma instituição de ensino;
  4. Inscrito em uma das duas categorias: Ensino Fundamental ou Ensino Médio e em uma das três modalidades: Produção Audiovisual, Produção de Texto e Projeto de Ciências.

A inscrição é realizada por professores dos ensinos fundamental e médio, incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Se o trabalho for orientado por mais de um professor, deve ser escolhido apenas um representante dos docentes para efetuar a inscrição. Esse professor torna-se o representante oficial do trabalho, doravante designado professor responsável.

O professor responsável deve estar cadastrado no sítio oficial da Obsma e cabe ao mesmo apresentar e agir em nome do grupo.

Premiação

Os premiados nas etapas regionais concorrerão à etapa nacional.

Os autores (um professor e um aluno) dos trabalhos vencedores na etapa regional participarão dos eventos programados e da cerimônia de premiação nacional a ser realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, em data a ser definida.

Os prêmios da 8ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, distribuídos por categoria e por modalidade, são definidos pelo Conselho Nacional da Olimpíada/Fiocruz.

Restrições

Não serão encaminhados às comissões de avaliação:

  1. Trabalhos que explorem temas religiosos, partidários e discriminatórios, ferindo os Direitos Humanos;
  2. Trabalhos ganhadores de outro(s) prêmio(s) ou concurso(s) realizado(s) no país.

Forma de Solicitação

A inscrição do trabalho é gratuita, realizada a partir do preenchimento do Formulário Eletrônico e da postagem do material original, via correio convencional, a uma das coordenações regionais da Olimpíada.

O trabalho e/ou material enviado deve, obrigatoriamente, estar identificado com o título, modalidade, categoria, nome da escola, nome do professor responsável pela inscrição e nome(s) do(s) aluno(s) participantes.

Nota: O material original deve ser postado, via correio convencional, até dia 12 de agosto de 2016 (o selo dos correios vale como referência).

Observações

A Olimpíada está organizada em seis Coordenações Regionais em território brasileiro. O trabalho inscrito fica obrigatoriamente vinculado a uma das seis Coordenações Regionais, de acordo com a cidade e o estado de origem da escola:

  1. Regional Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Distrito Federal;
  2. Regional Minas-Sul: Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul;
  3. Regional Nordeste I: Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte;
  4. Regional Nordeste II: Alagoas, Bahia e Sergipe;
  5. Regional Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima;
  6. Regional Sudeste: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nota: Todo material (textos, documentos, fotografias, vídeos, pendrives, CDs, DVDs) deve ser enviado para o endereço da Coordenação Regional correspondente ao estado de origem da escola participante.

Contatos

Home Page

Fonte

As informações descritas acima foram obtidas na homepage da Financiadora.

Retornar a pagina anterior...